MY,
YOUR, OUR… MTV BRASIL
Por: Neide
Crug
Quando nasceu, 20 de outubro de 1990, tão
alegre, vibrante, saltando direto da infância para a pré-adolescência, ninguém
poderia imaginar que viveria só vinte e três aninhos.
-Ah! Meus 23 anos! Diria a rebelde de si
mesma.
Os primeiros anos, brilhantes! Líder absoluta entre seu público alvo, jovens e adolescentes. Alcançando até a faixa adulta dos trinta anos durante os anos 90. Já nos anos 2000, passou a ser confrontada contra aquela que de amiga e parceira, passaria a ser um de seus algozes: a Internet.
Os primeiros anos, brilhantes! Líder absoluta entre seu público alvo, jovens e adolescentes. Alcançando até a faixa adulta dos trinta anos durante os anos 90. Já nos anos 2000, passou a ser confrontada contra aquela que de amiga e parceira, passaria a ser um de seus algozes: a Internet.
De repente, o tempo passou. Seu público fiel cresceu
e, agora, dividia a atenção com os atrativos dos novos rumos que a internet
oferecia.
No início, uma mão lavava a outra. Afinal,
nem todos tinham acesso á rede que engatinhava no país. Assim, a MTV ainda era o
veículo mais rápido para obter informação e entretenimento.
Mas a velocidade com que crescia esses novos
rumos era avassaladora. Isso teve efeito sobre a MTV. Sua enorme criatividade,
seu visual inovador e a equipe de VJ’s super talentosos e carismáticos, sumiram.
O sucesso deles na telinha chamou tanto a atenção, que outras emissoras vieram,
caçaram e abduziram esses talentos.
Não parecia. Mas era o princípio do fim. A competitividade
da internet, a saída de VJ’s que eram a cara da emissora que ditavam o ritmo
dos programas de forma inteligente e divertida e, o esvaziamento da
criatividade por trás das câmeras das mentes geniais responsáveis por programas
e vinhetas inovadores que instigaram os jovens a ter voz ativa no país, tudo
contribuiu para um caminho sem volta.
Nos últimos anos a rebelde mais famosa dos
canais abertos, tinha se tornado uma paródia de si mesma. É verdade que não se
venderam. Mas a “olhos nus”, se tornaram uma espécie de “Menudo”.
- Mudou a geração? Então precisamos de caras
novas que os represente! A resposta a isso veio no ar. Caras novas que nada
acrescentaram. Uma programação repleta de programas vazios e sem conteúdo.
A MTV Brasil famosa por convidar o jovem para
o debate, a discussão construtiva, agora era a voz do humor com foco na “genitália
masculina”.
Pergunta: MTV, Music Television, não significava canal de música? Para onde foi á
música? De quem foi á ideia de inchar a programação com besteirol barato disfarçado
de humor? Para onde foram os shows, os esportes radicais, as promoções, o falar
inteligente e contestador, o jornal da música, as transmissões de shows ao vivo?
Nessa segunda, 30 de setembro de 2013, a meia
noite em ponto, financeiramente falida, a jovem rebelde que viveu anos dourados
vai morrer.
A verdade, é que os responsáveis pela MTV
Brasil perderam a mão e a direção. Perderam o prumo. Não souberam multiplicar
os investimentos da “usina criativa”. Quem perde Fábio Massari, Kid Vinil, Zeca
Camargo, Astrid Fontenelli, Cuca Lazarotto, Edgard Piccoli, Luíz Thunderbird, Cazé
Peçanha, Gastão Moreira, Penélope Nova, João Gordo, Marina Person, Sabrina
Parlatori, Sarah Oliveira, Soninha Francine, Chris Nicklas, Chris Couto, Marcos
Mion, Didi Wagner, Leo Madeira, Luisa Micheletti entre tantos outros, abre mão
de sua essência.
As coisas mudam ou evoluem? Do Vinil ao
cartão de memória quanta evolução! Mas ambos podem carregar o mesmo conteúdo, a
música. A MTV Brasil quis tanto mudar que, simplesmente, parou de evoluir. Abriu
mão do conteúdo, da criatividade, da atitude que era sua marca registrada para
ser um “Peter Pan” às avessas: erotizado, recheado de humor chulo e
emburrecedor. Nem sombra da MTV dos bons tempos. Saudosismo? Não. É a visão de
muitos.
Por isso, não a My MTV Brasil, mas a que se
tornou paródia dela mesma, enterrou a nossa, pegou as malas, fechou a fábrica
de talentos e voltou para a casa americana, de onde partiu ainda um embrião.
Ela voltará? Dizem que sim, até renovada. Mas
nunca mais como a nossa MTV Brasil. Neste 1º de outubro 2013 ficamos órfãos. Órfãos
do talento e da criatividade brasileira.
Até.
As imagens podem ter direitos autorais
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