segunda-feira

ROCK IN RIO PARTE II 4º DIA














O ROCK FERVEU E POGOU NO RIO 
Protesto, Hardcore, Rock Clássico, Guitarras Melódicas e o Metalcore Nervoso do SOD no 4º Dia de Rock In Rio


Rozineide M Cruz


O que foi isso? Um meteoro atingiu o palco mundo e sunset no 4º dia do rock in rio. Difícil apontar qual foi o melhor show. Fácil ver que foi dia de "pogo", foi dia de rock no Rio!
O dia que já estava quente, com os paulistas da banda John Wayne e o quinteto Project46 abrindo o palco sunset, passou a ferver. O metal vigoroso da John Wayne com letras marcantes e boa presença de palco, mais a força do metalcore revestido de protesto e indignação sem meias palavras do Project46, é um verdadeiro soco na cara. O título do mais recente álbum do Project46 já diz tudo, "Que Seja Feita a Nossa Vontade", lançado em 2014 e inspirado na onda de protestos no Brasil em 2013. "Estamos mostrando para o mundo que existe metal de qualidade no Brasil", disse Flavio Figueiredo vocalista da John Wayne. O metal brazuca gritou e deu o seu recado. 




Depois da indignação, o palco sunset abriu espaço para a "musa" dos roqueiros nessa edição do rock in rio, a linda Lizzy Hale vocalista da Halestorm. A banda americana de hard rock tem na voz poderosa e personalidade marcante Lizzy, assim como, no carisma de seu irmão Arejay na bateria a sua força. Com um setlist mais pesado para esse show e Lizzy usando de todos os clichês para interagir com o público, até biquinho ela fez, eles ganharam a massa e se despediram junto com o pôr-do-sol. A nota negativa fica para o ajuste do som na voz de Lizzy Hale que estava baixo obrigando a vocalista a um grande esforço vocal durante todo o show. 
















Logo depois, um tremor foi sentido com a subida no palco do Lamb of God, que logo de cara mandaram "Walk With Me In Hell", traduzindo ao pé da letra "Ande comigo no inferno", total expressão do caos em som e imagens exibidas no telão. O groove metal deu as caras de forma gutural e nervosa com rajadas de pêso e fúria do começo ao fim. Foi sem dúvida o show mais pesado do dia no palco sunset. 













Contrariando o clima trevoso mas não menos efervescente, fechando o palco sunset e, preparando o clima para o que viria em seguida no palco mundo, o Deftones do vocal Chino Moreno, cá pra nós um pouco mais cheinho, foi curto e direto, sem enrolação em quase uma hora de show. A alternância entre o peso do New Metal em estado bruto e guitarras melódicas, deixou a massa em transe e mostrou toda maturidade dos californianos com mais de 25 anos de estrada resumidos no setlist perfeito de 12 faixas.









O palco mundo abriu com a celebração dos vinte anos do CPM22. A banda venceu o desafio e, surpreendeu o público cedento pra ver o Nu Metal do System of a Down com rajadas de hardcore da fase áurea da banda. Foi um dos melhores shows do CPM22. A banda paulista fez o termômetro do rock in rio subir ainda mais entre "Regina Lets Go" e "Desconfio", 16 músicas que agitaram o público e fizeram surgir as primeiras rodas de pogo. 
















O Hollywood Vampire, outra atração muito esperada e que despertava curiosidade pela presença entre seus integrantes do ator Johnny Depp no comando de uma das guitarras, não deixou por menos. Com todas as atenções voltadas para ele, Johnny Depp convenceu e foi ovacionado. Exibindo desenho de mordida no pescoço, a banda formada por "feras" do rock como Alice Cooper, Joe Perry (guitarrista do Aerosmith), Duff Mckagan (ex-baixista do Guns N' Roses) e Matt Sorum (ex-baterista do The Cult e Guns), além, é claro, de Johnny Depp, mostra que bebeu, literalmente, na veia do rock clássico. Liderados pelo veterano Alice Cooper as feras do Hollywood Vampire e seu "pirata", morderam palco e público, provando que clássico não tem tempo nem hora pra acontecer e atravessar gerações. A bela Lizzy Hale do Halestorm foi a convidada especial para dividir os vocais em "Whole Lotta Love", cover do Led Zeppelin e, Andreas Kisser do Sepultura na guitarra em "School's Out". Showzaço dos Vampiros estrelados do rock.























As guitarras ensurdecedoras e ao mesmo tempo sensuais do Queens of The Stone Age deixaram o clima ainda mais denso. Diferente da sua passagem conturbada a quinze anos atrás quando o ex-baixista Nicki Oliveri foi preso por se apresentar pelado, a banda mostrou mais maturidade no palco e nas composições com forte influência de bandas clássicas dos anos 70 como Queen mas, sem abandonar sua marca registrada, o som industrial gritado das guitarras lá no alto.


























E o que dizer do headline da noite, a banda mais esperada do festival, os americanos de ascendência argelina do System of a Down? Uma overdose de adrenalina de palco e público numa sintonia extremamente dinâmica, peso, energia, rodas de pogo se multiplicando, uma descarga elétrica a cada som. O mais incrível é que a banda não lança um álbum de inéditas desde 2005, o que não fez a menor diferença para os fãs. Simplesmente demais! Apoteótico! A banda quase ironiza com a introdução de "Let's get physicall" cover de Olivia Newton John para "Psycho" e, surpreende com participação especial de Chino Moreno, vocal do Deftones em "Toxicity". Mais de uma hora e meia de show poderosíssimo sustentado pelo forte setlist de 27 músicas. Uma viagem por todos os álbuns da banda.
Isso sim dá veracidade ao nome Rock In Rio. Por que isso é rock bebê!






Acompanhem os setlists de todos os shows e seus melhores momentos:

PROJECT46+JOHN WAYNE

John WayneQuatro velas
Dois Lados - Parte I (Inferno)
Tempestade
Lagrimas


Project46

Atrás das linhas inimigas
Violência Gratuita
Erro +55
Empedrado
Se Quiser
Vergonha na cara


John Wayne & Project46

Aliança
Acorda pra Vida






HALESTORM


































LAMB OF GOD

Walk with Me in Hell
Now You've Got Something to Die For
Still Echoes
512
Ghost Walking
Ruin
Hourglass
Set to Fail
Vigil
Laid to Rest
Redneck
Blac





DEFTONES
































CPM22







HOLLYWOOD VAMPIRES



































QUEENS OF THE STONE AGE 
































SYSTEM OF A DOWN

I-E-A-I-A-I-O
Suite-Pee
Attack
Prison Song
Know
Aerials
Soldier Side - Intro
B.Y.O.B.
Soil
Darts
Radio/Video
Hypnotize
Temper
CUBErt
Needles
Deer Dance
Bounce
Suggestions
Psycho (with "Physical" by Olivia Newton-John intro)
Chop Suey!
Lonely Day
Question!
Lost in Hollywood
Vicinity of Obscenity Forest
Cigaro
Toxicity (with Chino Moreno)
Sugar












As imagens podem ter direitos autorais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário