sexta-feira

O MITO, A LENDA, O SIR

PAUL MCCARTNEY
Ob-La-Di, Ob-La-Da,Chuva e Emoção Inauguram a Arena de Shows do Allianz Parque


Allianz Parque SP 25 e 26/11/14

Postagem: Rozineide M Cruz
Fotos: Marcos Hermes / Neide Crug


Em noite de chove chuva, chove sem parar, trânsito maluco, filas intermináveis e muita desinformação do lado de fora, Sir Paul McCartney com quase uma hora de atraso, finalmente, estreou e encerrou sua turnê “Out There” em São Paulo, no Brasil sendo o mestre de cerimônia na inauguração da Arena de shows do Palmeiras, a belíssima Allianz Parque.
O público paulista, pôde ver de perto o show não só de um grande artista, mas de um mito, uma lenda do rock. Prova disso é o público que o acompanha onde quer que vá. Nas filas do lado de fora e, na Pista, já do lado de dentro da Arena o que mais se via eram famílias inteiras, geração após geração, avós, pais, filhos, netos e, sem medo de errar, até bisnetos vestidos com camisetas dos Beatles eram pura emoção. Cada um com uma história pra contar embalada pela trilha sonora do “quarteto mágico de Liverpool” e, da carreira solo de Paul McCartney que juntos somam mais de 50 anos.
Com sua banda formada pelos músicos Paul ‘Wix’ Wickens (teclados), Brian Ray (baixo e guitarra), Rusty Anderson (guitarra) e Abe Laboriel Jr (bateria) que acompanha o Ex-Beatle a mais de dez anos, Paul passou por todas as fases da carreira, no setlist hits dos Beatles, é claro, passando pelos Wings onde tocou com a então esposa Linda McCartney e, por fim, pela carreira solo com algumas pinceladas no mais recente e aclamado álbum “New”.
Extremamente carismático, tocou piano, teclado, baixo, é claro, e, ao longo do show trocou de guitarra várias vezes exibindo todo seu talento como músico. Dedicou à música “My Valentine” do novo álbum “New” a atual esposa Nancy, “Maybe I’m Amazed” a esposa e companheira de Wings, Linda McCartney e, lembrou os amigos de banda Jorge Harrison em “Something” e John Lennon em “Here Today”. Quando disse: “-... Meu português não é bom, o inglês é melhor, mas vou tentar falar um pouco esta noite”, ele tinha razão. Com ajuda das famosas colas que os astros gringos usam quando pisam por aqui, Paul interagiu muito bem com os fãs, primeiro, dando “boa noite paulistas” para delírio dos presentes. Ao longo das 2h40min de show em alguns hits dos Beatles ele brincou, deu até uma sutil “reboladinha”, demonstrando que aprendeu algumas tipicidades da nossa língua.
"...Essa é pra molecada, disse antes do primeiro acorde de "All Together Now", "show bombando" e "ô, meu" em "I've just seen a face", "é nóis" antes de "Yesterday". Como um grande maestro regeu o coro durante o refrão de "Hey Jude", "agora só os homens/agora só as mulheres/agora todo mundo". Na volta ao palco para o bis, Paul e banda entram agitando bandeiras gigantes do Brasil e da terra mãe, a Inglaterra e aí, gesticula e diz: "...já chega, hora de ir pra casa, dormir (gesto), sair da chuva". Mas que nada. Os fãs queriam mais e tiveram a seqüência matadora de dois bis num total de 39 músicas. Ao final, ele se despediu dizendo; "...até breve, eu volto". Não precisa nem dizer que, problemas à parte, todos querem vê-lo novamente.






PITACOS DA CRUG


Não fossem algumas contrariedades que geraram pontos negativos do show, poderíamos dizer que tudo foi perfeito, mas não foi. Fatores palco e extra palco fizeram a diferença. Primeiro a chuva que São Pedro resolveu derramar em São Paulo depois de tanta seca, justamente, no dia do show, transformou a chegada a nova Arena Palmeiras num imenso caos. Os intemperes do tempo causou alagamentos, parou o trânsito, fez o metrô circular em velocidade reduzida. Fora isso, no entorno da Arena, haviam filas imensas que se prolongaram até praticamente a hora do show. Eram fãs enlouquecidos com a demora na abertura dos portões e a desinformação por parte de quem deveria organizar. Por conta dos transtornos, o show sofreu um atraso de 45 minutos, segundo a Produção, para aguardar a entrada de todos na Arena. Quanto ao show, houve queixas sobre o áudio em alguns pontos da Arena. Nas cadeiras superiores, o som era ruim, com delay, dificultando o entendimentos das falas de Paul McCartney. Na pista premium os sons graves soavam distorcidos, estourados, possivelmente, pela posição das caixas de som fixadas no chão nas laterais do palco.


Os mais atentos, que conseguiram ter um senso crítico a parte da emoção, notaram que a voz de Sir Paul aos 72 anos, sofre com as marcas do tempo, como qualquer mortal, nos agudos e em momentos distintos de algumas músicas. Isso ficou mais evidente no áudio da transmissão ao vivo. Mas, diante da grandeza da sua história, do seu legado, o que podemos dizer: ao mito tudo é dado. Nada tira o brilho de sua performance durante as 2h40min. Foi uma noite emocionante, memorável.
Contudo,o problema que mais repercutiu em todo país, nas redes sociais, foi o corte brusco na transmissão ao vivo do show pelo canal a cabo Multishow. A explicação dada pelo canal que, anteriormente, havia feito larga propaganda sobre a exibição do evento direto do Allianz Parque em São Paulo foi a seguinte: A produção do artista proibiu a transmissão simultânea, ao vivo do show e também a sua íntegra. Por isso, a transmissão sofreu um delay (atraso) de 50 minutos, tempo preenchido no ar pelos apresentadores Titi Muller e Guilherme Guedes, que tentavam dar um clima de "esquenta" repetindo informações de maneira massante e, completando com a exibição de entrevistas velhas e videoclipes de Paul enquanto o show já rolava. Para os fãs, o pior ainda estava por vir. Ao som do refrão de "Live and Let Die", antes da primeira explosão dos fogos, um dos momentos mais aguardados pelos fãs, o canal faz um corte brusco na transmissão do show e, sem maiores explicações coloca no ar a chamada do show de Bruno e Marrone, o que atiçou a ira dos fãs e gerou uma avalanche de reclamações no Twitter.
As informações apuradas, davam conta de que técnicos da equipe de Paul McCartney vetaram a exibição de algumas músicas por ordem do próprio cantor que não se sentia a vontade em exibi-las na TV sem que uma limpeza sonora e alguns ajustes fossem feitos previamente. O que embasa nossa análise: os 72 anos pesam! A partir daí se iniciou no meio da transmissão do espetáculo a escolha das músicas que poderiam ir ao ar direto e as que deveriam passar por ajustes técnicos antes de sua exibição na TV.
Segundo o Multishow, ficou acordado com empresários de McCartney que o canal teria direito a transmitir parte do espetáculo, um período menor do que a duração total do show, o que foi informado ao público antes e durante a exibição. Para aumentar a confusão, o canal também diz que, inesperadamente, recebeu o aviso da produção do cantor que deveria encerrar a transmissão, sem espaço para negociação.
Quem não estava na Arena não pôde ver as imagens belíssimas que misturavam pinturas com fotos e vídeos de todas as fases da vida e da carreira de Paul McCartney exibidas nos dois telões gigantes de led localizados nas laterais do palco. Infelizmente, a produção do artista também não liberou a filmagem e nem a exibição dessas imagens. Uma pena.



Já para a audiência, diante do caos, das desculpas esfarrapadas e do deserviço, restou a ira e as piadas na rede:

"...Multishow comprou a versão SHAREWARE do show do Paul McCartney e ela expirou na melhor parte!"








Setlist do show de terça 25/11, Allianz Parque, SP

"Eight days a week"
"Save us"
"All my loving"
"Listen to what the man said"
"Let me roll it"
"Paperback writer"
"My valentine"
"1985"
"The long and winding road"
"Maybe, i'm amazed"
"I've just seen a face"
"We can work it out"
"Another day"
"And i love her"
"Blackbird"
"Here today"
"New"
"Queenie eye"
"Lady Madonna"
"All together now"
"Lovely Rita"
"Everybody out there"
"Eleanor Rigby"
"For the benefit of Mr. Kite"
"Something"
"Obladi oblada"
"Band on the run"
"Back in te USSR"
"Let it be"
"Live and let die" (corte na TV)
"Hey Jude"

1º bis
"Day Tripper"
"Hi hi hi"
"I saw her standing there"

2º bis
"Yesterday"
"Helter skelter"
"Golden slumbers"
"Carry that weight"
"The end"

Setlist de quarta, 26/11/14 Allianz Parque, SP:

"Magical Mystery Tour"
"Save us"
"All my loving"
"Listen to what the man said"
"Let me roll it"
"Paperback writer"
"My valentine"
"Nineteen Hundred and Eighty Five (1985)"
"The long and winding road"
"Maybe, i'm amazed"
"I've just seen a face"
"We can work it out"
"Another day"
"And i love her"
"Blackbird"
"Here today"
"New"
"Queenie eye"
"Lady Madonna"
"All together now"
"Lovely Rita"
"Everybody out there"
"Eleanor Rigby"
"For the benefit of Mr. Kite"
"Something"
"Obladi oblada"
"Band on the run"
"Back in te USSR"
"Let it be"
"Live and let die" (corte na TV)
"Hey Jude"

1º bis
"Day Tripper"
"Get Back"
"I saw her standing there"

2º bis
"Yesterday"
"Helter skelter"
"Golden slumbers"

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